Páginas

"Precisamos nos preocupar com a coletividade brasileira", diz Luiz Fux

Luiz Fux é o quarto ministro a dar seu voto sobre a condenação, ou não, dos réus do processo do mensalão. Ele começou a votar no planário do Supremo Tribunal Federal (STF) por volta das 15h15 desta segunda-feira (27/8), logo após a finalização da ministra Rosa Weber.

Bem no começo da sua sustentação, Fux falou sobre “dignidade dos réus” e do povo brasileiro. "Se estamos preocupados com a dignidade dos réus, precisamos também nos preocupar com a dignidade da vítima q é a coletividade brasileira", disse. Além disso, ele citou a expressão "crimes do colarinho branco" para falar do processo do mensalão.

Antes dele, Rosa Weber votou pela condenação dos réus Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, João Paulo Cunha e Henrique Pizzolato pelos crimes de corrupção. Os réus foram absolvidos do segundo crime de peculato e concordou, assim, com o voto de Ricardo Lewandowski. "Na minha visão dos elementos de prova, todos os serviços foram prestados e se todos foram prestados eu não consigo vislumbrar aquela lesão patrimonial", afirmou.

 Rosa e Fux são magistrados de carreira, com perfil moderado e pouca experiência em análises de ações penais. Num ambiente hoje polarizado e tenso no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), eles terão a responsabilidade de se pronunciar antes dos mais experientes na Corte, uma vez que a ordem de votação segue a regra da antiguidade. Os que chegaram por último falam primeiro.

Fonte : Correio Web

0 comentário ""Precisamos nos preocupar com a coletividade brasileira", diz Luiz Fux"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários