Páginas

Frota de carros no Distrito Federal dobrou em 10 anos, aponta pesquisa

O incremento na quantidade de motos é visível no DF: imprudência de motociclistas aumenta risco de acidentes (Elio Rizzo/CB/DA Press)
O incremento na quantidade de motos é visível no DF: imprudência de motociclistas aumenta risco de acidentes


Uma pesquisa sobre mobilidade urbana realizada em 12 capitais brasileiras revela que o número de veículos no Distrito Federal dobrou nos 10 últimos anos. O aumento foi de 103,6%, ao passar de 626 mil veículos, em 2001, para 1,2 milhão, em 2011. O dado coloca a capital em terceiro lugar no ranking nacional de crescimento da frota, atrás apenas de Manaus e Belo Horizonte. De acordo com o estudo do instituto de pesquisa Observatório das Metrópoles e com base no levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a quantidade de motocicletas teve incremento de 373,3% no mesmo período. Com isso, passou de 44 mil, em 2001, para 212 mil, no ano passado.

Para o responsável pela pesquisa e especialista em urbanismo Juciano Martins Rodrigues, o aumento da frota de veículos demonstra o abandono das políticas públicas voltadas para o transporte público. “O crescimento do número de motos é o sinal claro de que o transporte público no DF não funciona. É um veículo de massa por várias características, entre elas o preço, a economia e a agilidade em comparação com os outros meios de locomoção”, explica Rodrigues.


Licitação e pedágio
Uma das medidas adotadas recentemente pelo governo do DF para solucionar o problema do transporte público foi a licitação de 3,9 mil novos ônibus, a um custo de R$ 6 bilhões, e a adoção de faixa exclusiva para esses veículos. O diretor do Departamento de Trânsito do DF (Detran), José Carlos Bezerra, confessa que a medida pode ser apenas paliativa. “Sabemos que o resultado do investimento em transporte público é demorado e há também a questão cultural do brasiliense utilizar o carro para ir até a padaria, mas o ponto mais grave está na falta de meios de aumentar a malha viária de Brasília, que é uma área tombada”, afirma Bezerra.

0 comentário "Frota de carros no Distrito Federal dobrou em 10 anos, aponta pesquisa"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários