Páginas

Japão lançou o satélite brasileiro Serpens



Foto: reprodução/JAXA-TV
Por Renato Souza
O Japão lançou ao espaço o satélite brasileiro Serpens, que vai monitorar o clima no planeta e colher informações sobre o universo. 

O equipamento foi lançado em um foguete da Estação Espacial de Tanegashima, no Japão, e deve levar cinco dias para chegar ao espaço. 

A missão que levou o satélite ao espaço foi coordenada pela Universidade de Brasília e custou um preço muito abaixo do padrão internacional. 

Para ir ao espaço o equipamento custou apenas R$ 300 mil. Geralmente satélites maiores levam milhões de dólares para serem colocados em órbita. 

A Universidade Federal de São Carlos (UFScar) foi a responsável pela engenharia mecânica do projeto. O satélite deve servir ainda para ser usado na formação de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia espacial no País. 

“O principal objetivo é capacitar os alunos de graduação e pós-graduação do cursos de Engenharia Aeroespacial do Brasil a realizar uma missão espacial completa, desde o projeto, o esboço, passando por todos os requisitos, a construção em si do satélite, lançamento e a captura, coleta dos dados produzidos no espaço”, afirma Kleber Vieira de Paiva, professor de Engenharia Aeroespacial da UFSC. 

O lançamento foi transmitido ao vivo por emissoras de televisão do Japão. Foto: reprodução/JAXA-TV.

0 comentário "Japão lançou o satélite brasileiro Serpens"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários