Páginas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enquadrou as carnes processadas entre as substâncias que podem causar câncer


Foto: Reprodução


Por Renato Souza

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enquadrou as carnes processadas entre as substâncias que podem causar câncer. 

Carnes como bacon, salsicha e carnes vermelhas foram incluídas no grupo 1 da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc). 

Esse grupo indica substâncias que comprovadamente aumentam o risco de desenvolver câncer. No caso dessas carnes, se aumenta em 18% o risco de desenvolver câncer no intestino, no reto e na próstata. 

Mas como é natural do ser humano comer carnes, o que causa o risco de câncer não é o alimento em si. 

Mas sim os corantes e conservantes adicionados a esses alimentos para conservar. O relatório da OMS foi baseado em pesquisas feitas por 22 especialistas em 10 países, somando mais de 800 estudos. 

Mas especialistas alertam que não é necessário que o indivíduo pare de comer carne, pois elas são essenciais ao organismo, mas que apenas reduza o consumo. 

"Está claro nos estudos que uma pessoa não precisa parar de comer carne vermelha ou embutida, mas, sim, deve reduzir a quantidade, já que podem ser ótimas fontes de proteína", explica a médica Andrea Pereira, nutróloga especialista em oncologia do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. 

A OMS recomendou o consumo máximo de 100 gramas dessas carnes por semana. Esses alimentos podem ser revezados com ovos, carne de peixe e outros alimentos que não causam riscos a saúde. 

O tabaco ainda é 40 vezes mais prejudicial e causador de câncer que o consumo desses tipos de carne. 

0 comentário "A Organização Mundial da Saúde (OMS) enquadrou as carnes processadas entre as substâncias que podem causar câncer"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários