A decisão foi confusa, pois os docentes chegaram a definir a retomada da paralisação, com 445 votos a favor, dos 870 participantes do encontro até então. No mesmo momento, no entanto, outros professores chegaram ao local e houve nova votação. A assembleia foi encerrada por volta das 12h45, mas houve confusão no local da votação, pois há suspeitas de que alguns docentes tenham votado duas vezes.
Segundo Thérèse Hofmann, primeira vice-presidente da Associação dos Docentes da UnB (AdUnB), afirma que a decisão foi legítima, confirmando a decisão tomada na sexta-feira passada (17/8), que também foi contestada pelo comando local de greve. Professores insatisfeitos com a decisão querem uma nova assembleia para discutir outra vez a retomada da paralisação e a destituição da direção da AdUnB.
Entenda o caso
A paralisação dos docentes da UnB começou em 21 de maio e terminou na sexta-feira passada (17/8), em decisão polêmica. A instituição foi a primeira ligada ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) - responsável pela deflagração da greve nacional em 17 de maio - a deixar o movimento, além do câmpus de Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Desde de o fim do mês de julho o movimento grevista da UnB está divido, pois a direção da AdUnB passou a apoiar a segunda proposta de reestruturação da carreira feita pelo governo, o que foi de encontro ao que defendia o comando local de greve (CLG), que queria a radicalização do movimento.
Para o CLG, o fim da greve na universidade foi um golpe da direção da associação, que colocou em votação um ponto que não estava previsto na pauta da assembleia. No início da semana, o comando recolheu mais de 10% das assinaturas dos docentes associados à AdUnB e protocolou um pedido de assembleia auto-convocada para discutir a decisão e votar uma possível retomada da paralisação. Seguindo os prazos regimentais, a associação marcou a assembleia para esta sexta-feira (24).
0 comentário "Professores da UnB mantêm fim da greve"
Postar um comentário