A Secretaria da Criança não pretende se intimidar com as ameaças de internos da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), na Asa Norte. Segundo a delegada da Criança e do Adolescente, Gláucia Cristina, eles teriam feito um pacto de morte para matar um interno por semana, para evitar que o juiz da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) faça novas internações.
De acordo com a secretária da Criança, Rejane Pitanga, há um esforço no governo para redobrar os cuidados e evitar que novas mortes ocorram. Nos últimos 21 dias, três internos foram assassinados, sendo que a morte mais recente foi no sábado, quando um menor que completaria 15 anos naquele dia foi morto na unidade.
Rejane Pitanga se reuniu ontem com os servidores da unidade para traçar metas de combate à violência. “Mesmo os servidores de folga vieram participar da discussão porque sabem do nosso compromisso em melhorar as condições de internação e trabalho”, disse.
A secretária informou que o grande problema da UIPP é a superlotação. Com capacidade para abrigar 166 internos em conflito com a lei, a instituição está com pouco mais de 320 adolescente, ou seja, o dobro da capacidade. Mas a unidade está com os dias contados. A Justiça determinou que o local seja desativado até dezembro por causa da superlotação e das péssimas condições das instalações.
Em agosto deste ano, a Secretaria da Criança iniciou a desocupação. Pelo menos 24 meninas foram transferidas para a unidade do Recanto dos Emas. Rejane garante que outros adolescentes serão levados para uma ala reformada no Centro de Prisão Provisória (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), até que sejam construídas as novas unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei.
A morte do último sábado, ocorreu por volta das 10h45. A vítima foi encontrada pelos monitores com a cabeça dentro do vaso sanitário e com as mãos e os braços amarrados com lençol. Ele chegou a ser levado ao hospital, mas sofreu quatro paradas cardíacas e não resistiu.
O assassinato ocorreu na cela 3 da Ala M8. A vítima estava na unidade há oito meses por envolvimento em um ato infracional análogo a homicídio. A mãe afirma ter recebido um telefonema por volta do meio-dia. Pensou que fosse a comunicação do saidão para que o filho pudesse comemorar o aniversário com a família. No entanto, recebeu a notícia do assassinato dentro da unidade. Um colega de 15 anos confessou o crime. A polícia suspeita do envolvimentos de outros dois menores.
No dia 20 de agosto, um adolescente morreu no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) após ter sido encontrado enforcado em uma das alas da instituição. No dia 1º de setembro, outro jovem de 15 anos foi enforcado na unidade.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br
0 comentário "Menores ameaçam matar um colega por semana no Caje"
Postar um comentário