Páginas

Pelo menos cinco pessoas são presas em bloqueio de vias no DF


Manifestantes fecharam cinco vias de acesso ao Plano Piloto.
Ligados ao MTST, eles reivindicam moradia e transporte de qualidade.

Do G1 DF
12 comentários
Pelo menos cinco pessoas foram presas por desacato na manhã desta sexta-feira (6) durante uma série de protestos coordenados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em algumas das principais vias do Distrito Federal. Outras três tiveram de ser levadas ao hospital após inalarem gás de bombas disparadas pela PM.
Manifestantes negociam com policiais militares desocupação da EPTG, em Brasília, durante protesto nesta sexta (6) (Foto: Divulgação/Grupo Brasil em Desenvolvimento)Manifestantes negociam com policiais militares desocupação da EPTG, em Brasília, durante protesto nesta sexta (6) (Foto: Divulgação/Grupo Brasil em Desenvolvimento)
Os manifestantes fecharam cinco vias: EPTG, na  altura do Guará, BR-020, em Planaltina, Estrutural, próximo ao posto da Polícia Rodoviária, o acesso a Brazlândia e o Pistão Norte, em Taguatinga.
Na EPTG, a Polícia Militar usou bombas de gás e spray de pimenta para dispersar os manifestantes, que fecharam a pista e a marginal da via no sentido Plano Piloto, próximo à residência oficial do governador.
O bloqueio durou cerca de uma hora, a partir das 9h30. Às 10h, policiais da Rotam dispersaram os manifestantes com a ajuda de cães e do uso de bombas.
“Eu cheguei a inalar gás”, disse a advogada Éica Medeiros, que presta assessoria jurídica a movimentos populares e acompanhava o protesto na EPTG. “Uma gestante estava passando mal por causa do gás”, afirmou.

Manifestantes fecharam cinco vias de acesso ao Plano Piloto.
Ligados ao MTST, eles reivindicam moradia e transporte de qualidade.

Trânsito congestionado próximo ao viaduto sobre o acesso ao Park Way, em Águas Claras, por causa do protesto desta sexta (Foto: TV Globo/Reprodução)Trânsito congestionado próximo ao viaduto sobre o acesso ao Park Way, em Águas Claras, por causa do protesto desta sexta (Foto: TV Globo/Reprodução)
Na Estrutural, os manifestantes queimaram pneus para fechar a via. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi chamada para dispersar os manifestantes e liberar o trânsito. Às 11h15, a PM permanecia no local para evitar que o grupo voltasse a fechar a via. Na BR-020, em Planaltina, os manifestantes também atearam fogo a pneus para fechar a rodovia.
As principais reivindicações dos manifestantes em todos os bloqueios eram moradia e transporte público de qualidade. De acordo com o MTST, as ações foram coordenadas e envolveram cerca de mil pessoas em todos os protestos.
Por causa do fechamento das vias no horário de pico, o trânsito ficou congestionado. Na EPTG, a fila de carros chegava a Taguatinga.
O bloqueio no Pistão Norte congestionou o acesso à EPTG e à Estrutural. Às 10h30, todos os bloqueios já haviam sido desfeitos, mas o reflexo no trânsito continuava.
Fonte: g1.com/DF

0 comentário "Pelo menos cinco pessoas são presas em bloqueio de vias no DF"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários