A tartaruga-de-couro pode parecer adorável e inofensiva, mas, ao abrir a boca, revela um conjunto de dentes monstruosos, fazendo sua boca uma das mais assustadores do mundo.
Centenas desses dentes estalactites são irregulares e são chamados de “papilas”, localizados na linha da boca, no esôfago e por todo o caminho até o intestino da tartaruga.
A tartaruga-de-couro é o terceiro maior réptil vivo no mundo, e também a maior da espécie. Na verdade, é uma criatura muito dócil, com uma dieta que consiste principalmente de água-viva. Na verdade, a única razão pela qual torna-se tão grande é por conta do excesso de alimento que ela ingere por dia. Às vezes, a tartaruga pode consumir cerca de 73% do seu próprio peso corporal em um único dia, o que é cerca de 16.000 calorias, sendo 3 a 7 vezes mais do que ela precisa para sobreviver.
A tartaruga-de-couro é uma espécie migratória, viajando mais de 16 mil quilômetros por ano. Com isso, ela precisa de toda a energia possível para conseguir viajar grandes distâncias. Uma vez que a água-viva não é um dos alimentos marinhos mais calóricos, a melhor aposta da tartaruga-de-couro é encher seu organismo com o maior número possível de águas-vivas, para não precisar se alimentar sempre.
Isso está se tornando um grande motivo de preocupação, pois essa criatura tão fascinante está enfrentando o processo de extinção. Estão sendo feitos sérios esforços para preservar a espécie, principalmente através de campanha para que as pessoas não joguem lixo nas praias e nos oceanos.
Fonte: Jornal Ciência
0 comentário "A boca mais assustadora do mundo animal pertence a uma tartaruga"
Postar um comentário