![]() |
| Foto: AP. |
Por Renato Souza
Nos últimos meses a China vem aumentando seu poder bélico e realizando exercícios militares. O país asiático está também conquistando territórios pelo mundo e reduzindo a influência dos Estados Unidos, atualmente a maior potência mundial. Nesta semana cerca de 4 milhões de funcionários do Governo dos Estados Unidos tiveram seus dados pessoais acessados no que pode ser o maior ataque virtual contra o governo norte-americano.
Os Estados Unidos imediatamente acusou a China pelo ataque. O governo chinês chamou as declarações norte-americanas de irresponsáveis e negou autoria do ataque. Se aliada a Rússia a China ameaça seriamente a isonomia dos Estados Unidos no mundo e analistas internacionais não descartam um conflito militar que poderia levar a 3ª Guerra Mundial.
Segundo o Pentágono a China construiu cerca de 800 hectares de ilhas artificiais no Mar da China Meridional. As ilhas estão recebendo pistas de decolagem para caças e armamento bélico. "Os Estados Unidos estão seriamente preocupados com o ritmo a que a China está a reclamar as terras no mar a sul da China", afirmou Ash Carter, Secretário norte-americano da Defesa, num discurso sobre segurança internacional com diplomatas e altos responsáveis da região, em Singapura. A China está perto de testar o que pode ser o maior navio de guerra da Ásia. O cruzador Tipo 055 tem cerca de 180 metros de cumprimento e 23 de largura, podendo carregar entre 12 e 14 mil toneladas de armamento.
O navio será o maior construído na Ásia desde o Japão imperial, que produziu durante a 2ª Guerra Mundial os cruzadores pesados da classe Tone, com um deslocamento padrão de 11 mil toneladas. A 2ª Guerra Mundial tomou dimensões globais quando os Japão ameaçou a isonomia dos Estados Unidos realizando ataque contra as Forças Armadas norte-americanas no Pacífico, em Pearl Harbor.

0 comentário "Especialistas alertam que o crescimento da China pode criar um conflito global"
Postar um comentário