Páginas

Secretaria de Saúde e Ministério combatem Hepatite no Dia Mundial da doença

No Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, o Ministério e a Secretaria de Saúde promoveram ação na Escola Classe do P Norte, em Sol Nascente para conscientizar a população e realizar testes rápidos e vacinação contra Hepatite B. Neste sábado (28/7), já foram feitos mil testes e pelo menos 600 pessoas já passaram pelo local. O público alvo da campanha são adultos e crianças até 29 anos.

São necessárias três doses da vacina para a imunização completa. Na Escola Classe, os visitantes podem tomar o antídoto de qualquer uma das fases. É necessário que o cidadão leve o cartão de vacinação. Aqueles que não possuem o documento, podem fazê-lo na hora.

O secretário de Saúde Rafael Barbosa disse que o trabalho é importante. "A Hepatite é silenciosa e o objetivo é impedir que as pessoas vivam com a doença, que pode evoluir para a cirrose (doença que afeta o fígado) e para a necessidade de um transplante de órgãos. Existe tratamento na rede pública", informou.

Segundo estimativas, pelo 25 mil pessoas no Distrito Federal podem ter a doença, no entanto, apenas mil sabem que foram afetados. Atualmente, 100 pessoas estão em tratamento na capital federal, que dura de 48 a 72 semanas. Desde que a vacinação contra Hepatite B foi disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 1998, mais de 71 milhões de pessoas foram imunizadas em todo o Brasil. Neste ano, a secretaria registrou 82 casos de Hepatite C e 68 de Hepatite B no DF.


Fonte: Correio Web

0 comentário "Secretaria de Saúde e Ministério combatem Hepatite no Dia Mundial da doença"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários