Páginas

Astrônomos detectaram a explosão de uma supernova que pode ser a mais brilhante e intensa já capturada por observatórios da Terra

Por Renato Souza
Astrônomos detectaram a explosão de uma supernova que pode ser a mais brilhante e intensa já capturada por observatórios da Terra. A explosão ocorreu a 7,8 bilhões de anos-luz da Terra. Esta explosão estelar, batizada DES13S2cmm, superou facilmente o brilho da maior parte de galáxias inteiras e ainda podia ser vista nos dados de satélites seis meses depois de detectada pela primeira vez. A supernova foi detectada por uma equipe de astrônomos do projeto chamado de Levantamento de Energia Escura (DES). O projeto consiste em pesquisas sobre a matéria escura, um tipo de matéria ainda desconhecida que preenche a maior parte do universo conhecido. Essa supernova teve um brilho entre 10 e 40 vezes maior que as normais e sua luz demorou mais tempo para diminuir. Essa variação de brilho é chamada de "curva da luz". A explosão da supernova em questão produziu um brilho bilhões de vezes maior que o do Sol. Com esses dados os cientistas podem se aprofundar ainda mais nas pesquisa em relação a matéria escura e na busca pelo motivo da expansão do universo está acelerando cada vez mais. A observação astronômica foi feita pelo estudante universitário Andreas Papadopoulos, da Universidade de Portsmouth e será apresentada na reunião anual da Real Sociedade de Astronomia no Reino Unido. Foto: Andreas Papadopoulos.

0 comentário "Astrônomos detectaram a explosão de uma supernova que pode ser a mais brilhante e intensa já capturada por observatórios da Terra"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários