Páginas

Cientistas encontram 4 moléculas orgânicas na superfície do cometa 67P/Churymov-Guerasimenko

Foto: ESA/Rosetta/Philae/ROLIS/DLR.
Por Renato Souza

Cientistas encontraram quatro moléculas orgânicas na superfície do cometa 67P/Churymov-Guerasimenko. 


As quatro moléculas orgânicas são fundamentais para a vida e nunca antes foram encontradas na superfície desses corpos celestes. 



A descoberta ocorreu após análise dos dados registrados pelo robô Philae, que está na superfície do cometa em conjunto com a sonda Rosetta, que fica em sua órbita. 



"Descobrimos quase tudo o que ignorávamos antes sobre o núcleo de um cometa", explicou Jean-Pierre Bibring, professor da Universidade Paris-Sud, responsável científico do Philae. "E nada do que vemos corresponde realmente ao que podíamos imaginar sobre um cometa, da estrutura global e em pequena escala, às propriedades físicas e sua composição", esclareceu o professor, em entrevista à agência AFP. 



A moléculas encontradas fazem parte de uma cadeia de evolução química que pode levar à formação de elementos fundamentais para a vida.



O cometa está no espaço há 4,6 bilhões de anos, desde a formação do Sistema Solar. Analisar sua composição é fundamental para entender como a vida se formou na Terra e se ela pode ser comum em outros cantos do universo e no próprio Sistema Solar. 



"Estamos convencidos de que Philae nos fará avançar consideravelmente sobre a origem da vida" em nosso planeta e também sobre o fato de saber se ela é frequente ou não no Universo, avaliou o professor Bibring. 



Os astrônomos identificaram 16 compostos que puderam se repartir em seis classes de moléculas orgânicas - dentre eles álcoois e aminas. 



Entre estas moléculas, quatro nunca antes encontradas até hoje num cometa, são, por exemplo, o metil e a acetona, precursores das moléculas fundamentais para a vida, como os açúcares e os aminoácidos. 



É possível encontrar vida no cometa, ou seja, vida fora da Terra pela primeira vez e revolucionar o conhecimento sobre as origens da vida e sobre a astrobiologia. 



O robô Philae está em uma região com alto relevo na superfície do cometa, o que dificulta sua comunicação com a sonda Rosetta e com a Terra. 



Mas os cientistas acreditam que muitas revelações sobre o conhecimento do universo devem chegar até a humanidade.

0 comentário "Cientistas encontram 4 moléculas orgânicas na superfície do cometa 67P/Churymov-Guerasimenko"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários