Páginas

Ministros decidem futuro de Roberto Jefferson, delator do mensalão

Na sessão desta quinta-feira (27/9), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) dão prosseguimento aos votos sobre o envolvimento dos réus do núcleo político do mensalão - avaliam crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Relator e revisor já votaram e concordaram com a condenação do ex-deputado Roberto Jefferson, delator do esquema, pelo crime de corrupção passiva.

O voto proferido ontem praticamente sela a condenação de Jefferson por esse crime, uma vez que o relator do caso, Joaquim Barbosa, também considerou que o ex-deputado federal, cassado em 2005, foi corrompido quando recebeu R$ 4 milhões de contas do empresário Marcos Valério. Quando relator e revisor convergem em relação a uma tese, dificilmente os demais ministros discordam.

Lewandowski, no entanto, absolveu os quatro réus julgados ontem, incluindo Jefferson, da acusação de lavagem de dinheiro, cuja pena varia de três a 10 anos. Caso prevaleça o entendimento do revisor, o presidente do PTB poderá escapar de uma punição maior, uma vez que, no caso de corrupção, os integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) podem levar em consideração a colaboração que ele deu à Justiça ao denunciar o mensalão. Se os ministros reconhecerem que ele ajudou a revelar o escândalo poderão aplicar, durante a fase de dosimetria, a pena mínima — de dois anos —, que já está prescrita. Nesse caso, Jefferson não seria preso.

Depois de usar duas sessões e meia para apresentar voto sobre os 13 réus da primeira parte do item 6 do processo do mensalão, que trata da denúncia da compra do apoio de parlamentares ao governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Ricardo Lewandowski condenou no total nove acusados. Ontem, votou pela condenação por corrupção passiva também dos ex-deputados federais Romeu Queiroz e José Borba, que eram do PTB e do PMDB, respectivamente, na época do escândalo. O revisor absolveu apenas o ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri.

Fonte: Correio Web

0 comentário "Ministros decidem futuro de Roberto Jefferson, delator do mensalão"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários