Páginas

Agenda gospel do Dia do Evangélico, na sexta, promete atrair 50 mil fieis

 (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
 
Os brasilienses podem reservar um espaço na agenda para comemorar o feriado desta sexta-feira (29/11), quando se celebra o Dia do Evangélico. Há programação extensa na cidade, tanto durante a data festiva, quanto no dia posterior (veja quadro). São esperadas cerca de 50 mil pessoas no coração de Brasília nesta sexta-feira, ocasião em que se apresentam bandas gospel locais e nacionais na Esplanada dos Ministérios.

Mas o tempo instável pode atrapalhar os planos de alguns religiosos, como ocorreu no ano passado. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas continuam em todo o DF. Na ocasião, a temperatura vai oscilar entre 20ºC e 24ºC.

Dois palcos foram montados no gramado da Esplanada, onde irão se revezar 25 atrações musicais. Entre os artistas escalados para os dois dias de evento, estão: Damares, Metal Nobre, Provérbio X e Trazendo a Arca. A festa é gratuita, aberta à comunidade e a classificação indicativa, livre. Em 30 de novembro, as atrações começam às 14h e vão até a meia-noite. Em 1º de dezembro, os shows começam às 15h e terminam a 0h.

Segundo o coordenador-geral do Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal (Copev-DF), pastor Chancerley de Melo, nesta edição serão enfatizados os valores da família. %u201CVamos orar pela cidade, pelas autoridades, contra as drogas, a violência e a pedofilia, mas, sobretudo, vamos fazer um chamado para que os familiares se unam%u201D, esclareceu Melo. %u201CEssa é uma oportunidade de mostrarmos um pouco da nossa cultura fora das igrejas, por isso buscamos a participação de todas as pessoas de Brasília, sejam elas católicas sejam evangélicas. Todos estão convidados%u201D, incentivou.

Mudança de mês
Para prevenir contra o mau tempo, uma grande tenda com capacidade para até 10 mil pessoas também foi montada na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é dar mais comodidade aos participantes da celebração. O Copev-DF estuda a possibilidade de solicitar alteração da data do feriado do Dia do Evangélico junto à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). %u201CPensamos em passar para setembro, justamente por causa da chuva. Queremos que mais pessoas comparecem a essa festa tão bonita. Trazemos também gente de fora, aquecendo o turismo religioso na cidade %u201D, lembrou o pastor Chancerley de Melo.

Existem em Brasília e nas demais regiões administrativas, segundo levantamento do Conselho de Pastores Evangélicos do DF, cerca de 1 milhão de fiéis, 5 mil templos das mais variadas denominações e 6 mil pastores. Samambaia aparece como uma das localidades com mais igrejas. São aproximadamente 800 na cidade. Proporcionalmente, vem, na sequência, Itapoã e Estrutural. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no entanto, mostram que os religiosos somavam 690.982 pessoas em 2010.

A comemoração do Dia do Evangélico de Brasília já chegou a atrair cerca de150 mil religiosos na Esplanada dos Ministérios. Em 2010, em função da transição do governo, não houve comemoração pública, mas ela foi realizada em cada igreja.

Embora a data signifique descanso para todos os servidores da administração direta e indireta do Governo do Distrito Federal (GDF), o comércio funcionará normalmente, incluindo shoppings e supermercados. Os bancos ficam fechados, assim como as agências dos Correios no DF, contudo, as unidades localizadas em órgãos do governo federal e a situada no Aeroporto de Brasília vão abrir. Aqueles que quiserem visitar o Jardim Zoológico, o Jardim Botânico e a Água Mineral devem aproveitar a ocasião, apesar da previsão do tempo. Todos esses pontos ficarão de portas abertas durante o feriado distrital.

Calendário oficial
O Dia do Evangélico foi instituído no Distrito Federal pela Lei nº 893, de julho de 1995. A partir da norma, a data passou a constar no calendário comemorativo oficial do GDF e tornou-se nacional por meio da Lei nº 12.328, de 15 de setembro de 2010. O texto, assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu o 30 de novembro como o Dia Nacional do Evangélico. É comemorado nacionalmente, mas o feriado é apenas no DF.

Programação
30 de novembro
14h: Banda 321
15h: Renovo
16h: DD Junior e Karen Numan
17h: Metal Nobre e Passageiros de Cristo
18h: Salz Banda e Ministério IPR Brasil
19h: Rodovalho, Banda Clamor Brasil e Lohanna Camargo
20h: cantor PG
21h: Fernanda Brun
22h: Waguinho
23h: Damares

1º de dezembro
15h: Daniel Magalhães e Xote Santo
16h: Ana Quesia
17h: Clovis Ribeiro
18h: Junior Neguebe
19h: Louva Deus
20h: Provérbio X
21h: Jotta A
22h: Kleber Lucas
23h: Trazendo a Arca

0 comentário "Agenda gospel do Dia do Evangélico, na sexta, promete atrair 50 mil fieis"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários