Páginas

Cientistas brasileiros descobriram que o vírus Zika conseguem se reproduzir na água suja

Foto: reprodução/SJC

Por Renato Souza

Cientistas brasileiros descobriram que o mosquito que transmite o zika vírus também consegue se reproduzir na água suja. 

A pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) revelou que o mosquito Aedes aegypti pode se reproduzir até mesmo na água presente no esgoto. 

O biólogo Eduardo Bezerra liderou a pesquisa e acompanhou a evolução das larvas do mosquito em águas com diferentes tipos de poluição. “Tinha-se a crença de que os mosquitos só se reproduziam em água limpa, mas já foram encontradas larvas em águas de esgoto. Eu mesmo encontrei", afirma o cientista. 

Segundo o estudo, ao selecionar o local para depositar os ovos, a fêmea avalia fatores que influenciam no crescimento das larvas, como luminosidade, temperatura e presença de matéria orgânica. 

Como as larvas do Aedes são sensíveis à luz, elas se desenvolvem bem em água que contenha substâncias dissolvidas que causem turbidez, como os efluentes de esgoto. 

A presença de matéria orgânica como proteínas, carboidratos e lipídios, geralmente presentes no esgoto, também contribui para o desenvolvimento dos mosquitos. 

O estudo mostrou que quando mantidas em água limpa sem nutrientes, todas as larvas morreram. No esgoto algumas larvas morrem por conta da dificuldade no acesso ao oxigênio. 

Mas uma parte considerável sobrevive. A descoberta deve motivar ações de combato ao mosquito por parte do governo e da população. 

0 comentário "Cientistas brasileiros descobriram que o vírus Zika conseguem se reproduzir na água suja"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários